Saúde e Bem Estar

10 dicas para melhorar seu controle da hipertensão

Para saber o quão bom é o seu controle da hipertensão, pegue caneta e papel e anote um ponto por cada resposta afirmativa que des o seguinte teste:

  • Você tem alguns quilos a mais?
  • Como frequentemente você come alimentos industrializados?
  • Você tem menos de 30 minutos de exercício por dia?
  • Você está estressado comumente?
  • Você fuma?
  • Você sofre de insônia ou te desvelas com regularidade?
  • O Condimentas seus alimentos com sal?
  • O Omites regularmente em sua dieta produtos como a banana, tomate, ervilhas, batata-doce, feijão e pasitas?
  • Você come frequentemente pão doce ou batata frita?
  • Como esquecer de consultar o seu médico para controlar a sua pressão alta?

Se sumaste dois ou mais pontos, a hipertensão pode estar à espreita.

1. Fora esses quilos a mais!

Calcule o seu índice de massa corporal (IMC), dividindo o seu peso, em quilogramas, pela sua altura em metros ao quadrado, e se for maior que 25, perda de peso, mantendo-o estável. O excesso de peso e a obesidade predispõem as artérias para acumular gordura em seu interior, o que afeta a pressão do sangue nesses vasos.

2. Você é o que você come.

Consome alimentos naturais e comidas saudáveis para vê-lo e sentir-se bem. Comer maior quantidade de vegetais e fibra; evite os alimentos industrializados ou conservados à base de sódio, gorduras saturadas, bebidas e carboidratos refinados.

3. Mexa-se mais, vive melhor.

Com pelo menos 30 minutos de exercício diário pode realizar mudanças favoráveis em seu organismo, tanto físico como mental; melhorar o desenvolvimento de habilidades e o equilíbrio físico, aumentar a sua auto-estima, evitar o sobrepeso, a obesidade e doenças cardiovasculares como a hipertensão arterial. Junto com um especialista, você pode planejar a rotina de exercícios mais adequada para você.

4. O derrame um alto estresse!

Leva alguns minutos para fazer respirações lentas e profundas e pratique o relaxamento muscular, já que, além de proporcionar sensação de descanso, tranquilizarás sua mente. A má gestão do stress, mantém ou agrava doenças como pressão arterial alta e diabetes.

5. Sua vida se dissipa em cada baforada.

Deixe de fumar! Cada vez que você evite acender um cigarro acha que com isso disminuyes seu risco de sofrer infarto do miocárdio ou morte súbita.

6. Cuidado com a insônia e/ou as desveladas!

A falta de repouso noturno adequado aumenta a possibilidade de ter repentinos aumentos na sua pressão arterial. Dorme oito horas, diariamente. Para dormir bem, antes de ir para a cama, evita: fumar, consumir álcool, comer em excesso, ingestão de refrigerantes de cola, café, chá preto ou bebidas energéticas, bem como deixar a televisão ou o rádio ligados em seu quarto.

7. Reduz o consumo de sal e cuide dos seus rins!

Substitua o sal por temperos naturais, que também dão ótimo sabor a seus pratos, como alecrim, tomilho, orégano, pimenta, manjericão, entre outros. Os rins regulam a quantidade de sal em seu corpo, mas, por ter maior quantidade você retém mais líquidos, o que aumenta a sua pressão arterial e faz com que suas artérias tendem a se tornar mais estreitas.

8. Com o potássio e o cálcio, o melhor circulação!

Inclua em sua dieta alimentos ricos em potássio e cálcio, tais como a banana, tomate, ervilhas, batata-doce, feijão, pasitas, leite desnatado, iogurte baixo em calorias, amêndoas, sementes de girassol, gergelim, brócolis, entre outros. O potássio e o cálcio são minerais que ajudam a combater os efeitos do sódio (sal) no organismo e a controlar os níveis de pressão arterial.

9. “Sou amigo da soja”.

Faça seu lema ao substituir alguns carboidratos refinados, como o pão de doce e as batatas fritas por alimentos ricos em soja como o tofu. De acordo com estudo realizado pela Circulation: Journal of the American Heart Association , com isso, você pode diminuir a pressão sangüínea se você tem hipertensão.

10. O médico, seu melhor aliado.

Consulta ao profissional de saúde ao menos uma vez por ano para verificar seus níveis de pressão arterial. Se já você foi diagnosticado com hipertensão, siga as indicações do especialista ao pé da letra. Juntos eles podem planejar a melhor estratégia contra este “assassino silencioso“.

Agora já sabe, para manter um bom controle da hipertensão introduzir pequenas mudanças em seu estilo de vida, os quais, ao somarem-se, farão a grande diferença entre estar doente e sentir-se saudável.

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