Saúde e Bem Estar

3 saladas de prato único com 2 acessórios diferentes

Associamos as saladas para dieta e operações de complemento de fabrico simples, de ingredientes escassos e repetidos –alface, tomate e um pouco mais–, e só pensamos nelas como um complemento para os pratos principais para adicionar um pouco de verdura a nossa alimentação.


Nós Podemos mudar esta idéia preconcebida por outra mais interessante –nutricional e gastronomicamente– e obter grandes lucros.


Uma boa salada pode ser uma grande fonte de proteínas, vitaminas, minerais e fibras, e ser um prato principal ou até mesmo ser o prato principal e oferecer uma combinação de sabores deliciosa. O que proponho é que vamos começar a ver as saladas como o que são, do ponto de vista gastronômico: pratos com uma grande combinação de cores, texturas e sabores.


Considerar as saladas, como um prato principal, completo, pode revolucionar a sua dieta.



Saudável e saboroso



Começa agregando-lhes legumes


Enriquecerlas com legumes é uma excelente forma de adicionar proteínas, vitaminas e minerais para as saladas. Leguminosas como grão-de-bico, a soja e alguns feijões contêm todos os aminoácidos essenciais, fazendo de saladas e pratos completos.


Basta cozidas ou germinar as leguminosas e este tal qual a salada, bem escurridas, utilizá-los como base, e adicionar vegetais frescos, sementes… Ou podemos adicionar um punhado a qualquer salada como complemento.


Se doramos as leguminosas alguns minutos na chapa ou grill, com uma pitada de azeite e especiarias (por exemplo, o orégano e tomilho) antes de adicioná-los à salada, lhes daremos ainda mais sabor.


O teu também cereais


Os cereais integrais são grandes aliados na hora de compor saladas nutritivas e com sua própria entidade. O arroz e massas integrais, quinoa, milho painço, o amaranto ou o trigo sarraceno são alguns exemplos. Fornecem hidratos de carbono complexos e proteínas, muita fibra –que sacia a fome e ajuda a função intestinal–, vitaminas do grupo B, minerais como fósforo e magnésio e antioxidantes.


Podemos fazer saladas com qualquer um deles e salpicarlas de texturas e sabores com verduras frescas, legumes e frutos secos.


Prato completo


Os melhores acessórios


A salada é arredondado com o recurso de plug-ins:



  • Frutos secos: com um abraço, traremos proteínas, ácidos gordos essenciais, vitaminas e minerais. As nozes, por exemplo, são um complemento perfeito para qualquer salada. Os pinhões maridan muito bem com arroz, e as sementes da abóbora com legumes.

  • Frutas refrescantes: também se fazem buraco em uma boa salada, tanto salgada quanto doce. Um exemplo claro é a quantidade de saladas que podemos montar com maçãs, peras ou abacates; estes últimos são altamente recomendados por seus ácidos graxos, muito benéficos.

  • Temperar poderes: pode ser o tradicional vinagre e azeite, mas outros molhos mais elaborados –maionese vegetais, chutneys, nos qual a sua receita ou cremes de queijo vegetal– enriquecem a capacidade nutritiva de saladas e dão mais variedade de sabores.